SARNA DE OUVIDO


Você sabe o que é Sarna de Ouvido?

Também conhecida como sarna otodécica é causada por ácaros, sim, ácaros (Otodectes cynotis) que se reproduzem de maneira rápida em meio a oleosidade e a cera, causando um incômodo absurdo no ouvido do seu pet, seja cão ou gato.

Infestação:

O ciclo de vida desses ácaros duram em média de 3 a 4 semanas e seus ovos podem eclodir em até 4 horas depois de postos. Ou seja, a infestação progride muito rápido e é necessário que o tratamento seja feito de forma rápida também.

Sintomas:

Prurido (coceira) excessiva e meneios cefalicos (balançar a cabeça) são os sinais mais comuns. Porém, alguns cães sentem um incômodo tão grande que podem coçar até causar sangramentos e edema nas orelhas, o que pode levar a outros problemas sérios.

Ao olhar dentro a orelha você verá uma secreção escura, uma pasta marrom e com cheiro forte.

Diagnóstico:

Esses sintomas não são exclusivos de ácaros. Bactérias e fungos também podem causar tudo isso. Sem contar que é muito comum os animais apresentarem mais de uma patologia ao mesmo tempo. Logo, o melhor a se fazer é levar seu pet até o veterinário para que seja instituído o melhor tratamento e método diagnóstico, seja por exame físico ou laboratorial.

Tratamento:

Somente o médico veterinário é capaz de avaliar seu amigo e dizer qual o melhor medicamento e solução de limpeza aplicar.

Lembrando que medicações administradas por conta própria podem causar intoxicação em dose inapropriada, principalmente em gatos.

Portanto, sempre peça ao seu veterinário uma avaliação dos condutos auditivos e faça a prevenção constantemente, fornecendo boa alimentação e cuidando da saúde e imunidade do seu companheiro.

Prevenir e cuidar também é um ato de amor.

0 visualização

Patrulha dos Cães ​© 2017 | Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

(11) 2872-4687 / (11) 2872-4689 / (11) 94728-1568

contato@patrulhadoscaes.com.br

Rua Madre de Deus, 233 • Mooca

São Paulo - SP