top of page

XIXI NO LUGAR CERTO !



Você já pensou quanto tempo leva para uma criança aprender a fazer xixi e cocô no penico ou vaso sanitário? Como é este processo?


É normal que uma criança aprenda até os 2 anos de vida. Mas, é comum se estender até os 4 anos.


A maioria das pessoas usa a seguinte abordagem:


No começo a criança fica de fralda para não sujar a casa inteira;

Nos horários mais prováveis, ela é levada ao penico. Se fizer xixi ou cocô, é muito elogiada. Se não fizer, é levada de novo mais tarde. Horários mais prováveis: de manhã, após as sonecas, após as refeições,…

E se errar? Alguém já viu um pai esfregando o nariz da criança nas necessidades? (Eu hein… de quem foi essa idéia?) Se errar, limpe!

Fácil, né?


Com essa forma de ensinar, o cachorrinho filhote dificilmente vai errar o xixi ou cocô, desde a primeira aula.


Sobre as broncas

Dar broncas e punir os cães fazem parte da nossa cultura. Mas, essas broncas trazem grande prejuízo ao aprendizado.


É comum, quando atendo um cliente que tem esse tipo de problema e ele dizer: “Ele sabe que fez coisa errada porque quando chego, ele já se esconde e faz cara de culpado”. Então perguntamos: “Mas se ele sabe, por que ele sempre erra? Para te deixar zangado?”


Quando os donos punem os cães por terem feito xixi ou cocô fora do lugar, na maioria das vezes o cão associa que não deve fazer xixi ou cocô na frente do dono ou que a combinação xixi ou cocô + cão + dono não combina e vai sobrar pra ele. Essas associações certamente não ajudam em nada na educação. O cãozinho pode começar a fazer tudo escondido, atrás do sofá, embaixo dos móveis e isso dificulta bastante o processo.


Portanto, a primeira lição:


NUNCA dê bronca em seu cão por ele ter feito em local errado!


Como ensinar o meu cão?

Em primeiro lugar, não permitindo que o cão erre! Como assim? Bem, se você sabe que existe uma grande possibilidade de ele fazer xixi no tapete da sala, o cão não pode ter acesso à esse tapete antes de ter se esvaziado no banheirinho dele.


Recomendo que, quando o filhote está com você solto pela casa, você leve ele até o banheirinho em períodos fixos de intervalo. Em filhotes recém chegados, por exemplo, o tempo ideal é de hora em hora. Para filhotes mais velhos, este tempo pode se estender, mas é importante que ele seja levado sistematicamente, caminhando no chão até o local (para aprender o caminho de diferentes pontos da casa) e sendo acompanhado por alguém. Filhotes raramente gostam de ficar longe das pessoas e é muito difícil pra ele sair de perto de você e ir ao banheirinho sozinho.


Outro ponto importante, é recompensar muito quando o cão acerta, com elogios e petiscos. Simples, não?


Aplicando a Metodologia

Por não colocar fraldas em cães, escolha e preparamos um lugar que seja seguro para o cão, sem fios aparentes ou objetos que possam cair e machucá-lo. Neste local o cão vai poder ficar sem ser supervisionado (exemplo: área de serviço, quintal, etc);

Forre esse lugar com jornal ou tapete higiênico para que o cão não erre. Na maioria das vezes forrar um pequeno pedaço já é suficiente;

Quando o cãozinho estiver fora desta área, ele deverá ser supervisionado e levado regularmente ao lugar certo. Se fizer xixi ou cocô lá, recompense e elogie bastante. Se não fizer, tente mais tarde;

Caso o cão comece a fazer fora do lugar, pegue ele gentilmente e leve até o lugar certo. Espere que ele termine e recompense. Quando isso acontecer, o culpado é o dono que não levou o cão ao banheirinho. Portanto, nada de broncas!

Gradualmente dê mais liberdade ao cão de forma que ele continue sem errar, mas possa ficar em um espaço maior.

Se errar, limpe!

Aplicando de forma consistente esta metodologia simples, na maioria dos casos, os cães podem circular livremente pela casa, de forma confiável, à partir dos 6 meses de idade. Bem menos que nossos 2 anos, né? 🙂


É evidente que cada cão é um indivíduo e encontramos cães que levam mais de um ano e outros que aos 3 meses já podem ficar soltos.


Mas mais importante que o tempo levado no processo, é o respeito. Cada cachorro tem o seu tempo e histórico e ambos devem ser respeitados.

267 visualizações
bottom of page